segunda-feira, 26 de março de 2012

A Hora é do Planeta. A vez é minha

Fonte: NASA


Dia 31 de Março, no próximo Sábado, ocorrerá no mundo todo a Hora do Planeta, aquele movimento mundial contra o aquecimento global pelo qual apagamos as luzes durante uma hora. Um belo movimento. Um baita protesto.
No ano passado, o WWF contabilizou em torno de um bilhão de pessoas participando do movimento! Neste ano, muitas outras pessoas participarão.
Desde a Hora do Planeta do ano passado só houve retrocesso, praticamente falando, em relação ao clima do nosso planeta. Ficamos sabendo agora, no início de 2012, adicionando dados de 600 estações árticas russas, que 2010 foi o ano mais quente da história registrada (desde 1850)! [Mas por que esses dados não foram contados antes(?)... Bem, isso é outra história...)].
Como fazer para que o povo todo entenda e resolva agir para que revertamos os efeitos do aquecimento global de uma vez por todas?
Bem, a Hora do Planeta é um momento mágico. É um momento de religação. De retorno a momentos que nós não vivemos, mas que nossos ancestrais, sim, viveram inúmeras vezes assim: com pouca luz, com o fogo e local e fisicamente agregados, como bem os seres humanos deveriam fazer diariamente. É da Natureza humana estar junto com seus semelhantes. Somos uma espécie gregária. Gostamos de estar juntos com os da nossa espécie.
Gostamos, inclusive, de nos tocar uns aos outros. Socialmente falando, hoje em dia, são muito permitidos os beijos, os abraços e os apertos de mão. Noutras épocas foram muito mais. Em primos nossos, como em diversas espécies de símios, um evento social é a catação, que não é nada diferente de alguém apertar espinhas no rosto de outra pessoa.
A Hora do Planeta é um momento sem tempo. Dura uma hora. Mas é uma hora longa, que é notada por uns como mais longa e por outros como menos longa. Mas definitivamente longa.
Podemos tornar essa "percepção longa" do tempo em um exercício e termos dias com mais de "24 horas" mentais, pelo menos. Basta que para tanto aproveitemos o dia. Olhemos o que não foi olhado, mesmo em nossos caminhos corriqueiros e diários.
Essa hora em que estaremos reunidos à meia luz, ouvindo sons e palavras, músicas e nossos sentimentos mais caros, estaremos aptos para um recomeço. A Hora do Planeta pode ser usada como um marco na nossa vida: "o dia em que começo a ser eu mesmo", pois é só assim que: "poderei ser feliz", "poderei ajudar os outros", "poderei lutar em embates dignos", "poderei olhar adiante com certezas", "poderei proteger a outras formas de vida e também a vida humana". Somente assim, "poderei ser útil" à sociedade.
Esse reconhecimento de "si próprio", cabe a nós mesmos, cada um de nós, em momentos intimizados. A Hora do Planeta é esse momento íntimo de nós conosco mesmo. Na mesma situação que nossos pares ao nosso lado naquele momento. É uma reflexão para que abramos os olhos e nos olhemos no espelho  e vejamos quem somos, o que fomos, o que pretendíamos, o que temos feito e para onde vamos.
Participe da Hora do Planeta, onde quer que você esteja. Sozinho(a) ou acompanhado(a). Em muitas ou poucas pessoas. Experimente o silêncio que a falta de luz traz consigo. Sinta vibrações do nosso planeta que você não se dá tempo para sentir. Conecte-se ao planeta junto com milhões de pessoas no mundo todo, na mesma intenção, no mesmo querer, na mesma vontade de que tudo dê certo.
Invente uma oração (lembre-se: oração é uma fala de boa vontade. Não necessariamente ligada à quaisquer religiões.) Pense em como você gostaria que tudo estivesse com o planeta e a Natureza. Compartilhe essas vontades. Emane isso para o mundo!
Se você quiser se juntar a mais pessoas e estiver em Caxias do Sul, venha para o Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza onde haverá a apresentação da Banda Marcial do Cristóvão, do Grupo de Capoeira Conquistador da Liberdade e será tocado o didgeridoo, um ancestral instrumento musicial aborígene da Austrália que emite sons muito telúricos.
Dia 31 de Março, das 20h30min às 21h30min mantenha as luzes elétricas apagadas e faça parte da Hora do Planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário