sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Dia 22 de Setembro: Dia Mundial sem Carro - 2010


“VÁ A PÉ, DE BICICLETA OU TRANSPORTE COLETIVO.
DÊ-SE AO TRABALHO.”


DIA MUNDIAL SEM CARRO
CAXIAS DO SUL
22 DE SETEMBRO DE 2010

No dia 22 de Setembro próximo o mundo todo comemora e age em prol do Dia Mundial sem Carro. Caxias do Sul está entrando nesse rol de cidades preocupadas com:

- mudanças climáticas;
- aquecimento global;
- caos no trânsito;
- melhoria nos transportes públicos urbanos;
- planejamento viário;
- expansão urbana;
- educação no trânsito;
- exercício da cidadania.

Faça chuva ou faça Sol. O cidadão quer mostrar que está engajado e preocupado com os rumos da cidade.

O Dia Mundial sem Carro é uma iniciativa que começou no final do século XX, na Europa. A ideia espalhou-se pelo mundo todo rapidamente e, ainda hoje, a cada ano o número de participantes e adeptos aumenta, inclusive cidades inteiras que apoiam o movimento.
Caxias do Sul é uma cidade que cresce além da média das cidades brasileiras, possuindo uma das maiores frotas de veículos particulares per capita do Estado do Rio Grande do Sul. O aumento dessa frota é inevitável e hoje já se vive grandes problemas urbanos no trânsito principalmente nos horários de pico.

Os automóveis são, ainda, uma forma individual de aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, principal gás causador do aquecimento global. Principal não por ser o mais nocivo, mas justamente por ser o largamente mais abundante.

O Dia Mundial sem Carro é um protesto mundial que visa mostrar às autoridades e governantes que a população quer soluções perenes. Discutir o assunto é o primeiro passo, procurando encontrar formas modernas e ambientalmente zelosas. Novos modelos de transporte público urbano, ciclovias, caronas. Qualquer solução implicará, necessariamente, em nova forma de pensamento e deverá contar com o apoio da opinião pública, uma vez que ela própria deverá optar por deixar seus automóveis em casa. Porém, a população somente será optante por outras formas de locomoção, mais sociais, quando esses novos modelos forem eficientes.

Em Caxias do Sul diversos fatores abióticos (que dizem respeito à natureza física do local) podem, de antemão, já ser levantados: o relevo e o clima. De maneira alguma não encarar esses problemas é solução. Devemos passar por um processo educacional, de debates e inserção do cidadão como agente atuante nos resultados do município, parceiro para atingir aquilo que a sociedade deseja. A opinião pública tem se mostrado sensível aos problemas que envolvem a Natureza, na qual ela própria está inserida e sentido, já, alguns efeitos, aqui mesmo em Caxias do Sul.

Largar o automóvel é uma opção de saúde própria e coletiva, que atinge não apenas a nossa cidade ou região, mas que contribui, junto com o movimento mundial, que tem crescido a cada ano, a uma mudança sensível no comportamento.

O corpo humano foi feito para o movimento, para mexer-se. Automóveis são, em última análise, antinaturais. As calcificações, as dores, a rigidez, são resultado do envelhecimento não apenas do corpo, mas também da mente. Optar por não mexer-se, é manter-se reduzido à nova forma sedentária da vida atual.

Esse tipo de opção, ir a pé ou de bicicleta ou, ainda, com o transporte coletivo, requer nova programação de tempo pelo o indivíduo, novos modelos de segurança no trânsito e nas ruas pela a Prefeitura, para que possa chegar ao seu destino com certeza e segurança, adicionando consequente ganho de saúde e qualidade de vida.

O Instituto Orbis de Proteção e Conservação da Natureza festeja, sabedor da nova consciência mundial que cresce a cada ano, da mesma forma como organizou a Hora do Planeta 2010 em Caxias do Sul, o Dia Mundial sem Carro. Por uma nova consciência em Caxias do Sul, que inclua o cidadão (ou que o cidadão se inclua), a saúde pública, o cuidado com o meio ambiente e com a Natureza. Por uma vida diferente. Por uma vida mais alegre. Puxando o freio de mão.

“VÁ A PÉ, DE BICICLETA OU TRANSPORTE COLETIVO. DÊ-SE AO TRABALHO.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário