terça-feira, 29 de março de 2011

Artigo lido durante a Hora do Planeta em Caxias do Sul

A Hora do Planeta é um movimento mundial liderado pelo WWF, entidade ambientalista que trabalha na proteção do meio ambiente, sem fins lucrativos de âmbito global. Surgiu com o intuito de alertar aos líderes mundiais sobre a preocupação das pessoas com o aquecimento global e as mudanças climáticas, no ano de 2007 na Austrália. No Brasil, a condução geral fica ao encargo do WWF-Brasil.

No ano passado, o movimento tornou-se a maior expressão popular mundial contra o aquecimento global, tendo uma participação de um bilhão de pessoas no mundo todo, conforme o próprio WWF.

A primeira vez que o Brasil participou da Hora do Planeta, foi no ano de 2009, já tendo naquele ano as luzes de monumentos nacionais desligadas como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Congresso Nacional, em Brasília. A cada ano mais e mais pessoas aderem ao movimento, mesmo porque a cada ano os noticiários estão cada vez mais recheados de notícias de catástrofes ligadas ao aquecimento global e as mudanças climáticas.

Isso levou o Instituto Orbis de Proteção e Conservação da Natureza a liderar, localmente, aqui em Caxias, a Hora do Planeta pela primeira vez no ano passado. Naquela oportunidade, mais de 60 pessoas se reuniram no pátio em frente à Igreja de São Pelegrino, em apoio à Hora do Planeta. Inúmeras pessoas participaram em suas próprias casas, também, quando apagaram as luzes por uma hora, das 8 e meia da noite às 9 e meia da noite.

Neste ano de 2011, o Instituto Orbis entrou em contato com o Coro da UCS, que, muito receptivamente, acolheu a ideia, pois também acredita que a mudança para um mundo melhor passa pelo conhecimento e pela ação de cada um de nós.

O Instituto Orbis de Proteção e Conservação da Natureza é uma entidade ambientalista caxiense que trabalha para, como o próprio nome já diz, a proteção e conservação da nossa natureza serrana, daqui do Rio Grande do Sul. A instituição teve seu início com biólogos, formados aqui em Caxias mesmo no ano de 2005 e, neste ano que já completa seu sexto ano no dia 1º de Agosto, agrega pessoas de diversas áreas do conhecimento para a construção de seus projetos de Educação Ambiental e estudos científicos. Em breve estaremos inaugurando a sede da instituição na Rua Sinimbu, nos fundos do número 1510, no Centro de Caxias, e, desde já, convidamos aos que acreditam numa Caxias menos agressiva, tanto ambientalmente quanto socialmente, que nos façam uma visita e que apoiem a instituição.

Esta noite, o Instituto Orbis fez o convite à sociedade caxiense para que participe da Hora do Planeta, onde quer que se esteja: na sua casa, na casa de amigos, enfim. E neste momento, estamos com a proposta de aliar a penumbra, belas músicas entoadas por belas vozes, uma luz individual, que pode ser simbolizada pela vela, perfazendo um clima nada convencional, bastante preparado para a emoção, a intimização e a reflexão.

Pedimos que cada um aproveite este momento da maneira que mais lhe convier, fechando ou mantendo abrindo os olhos, permitindo que a música lhe deixe divagar e, tranquilamente, pense na sua atitude, de ter saído da sua casa e vindo aqui, hoje, para, em conjunto, participar da Hora do Planeta, pelo nosso planeta, pela nossa natureza, pela qualidade de vida que queremos e merecemos.

A Hora do Planeta é a reflexão do nível de consumo que cada um apresenta, do cuidado com o seu próprio lixo gerado por si, o exercer a sua cidadania aqui em Caxias. Em Fevereiro passado, agora, no mundo todo, chegamos a 7 bilhões de pessoas. Somos 7 bilhões que precisamos de casa, de roupas, de alimentos e que queremos trabalhar, nos divertir, viver a própria vida. Nosso planeta já tem nos mostrado que a destruição dessa nossa casa, nos levará a catástrofes em todo lugar, e tudo isso em nome da ganância. O Instituto Orbis está, neste momento, propondo que cada um pense se pode diminuir o seu consumo. De qualquer coisa, inclusive de luz e de água, que, ainda por cima, reflete no próprio bolso do indivíduo. Pensemos que cada vez que alguém desperdiça água ou luz, a conta será paga por todos, no fim das contas, pois para que seja construído novo sistema de captação de água ou novo sistema de produção de energia elétrica, o custo é do Estado, e nós mesmos pagamos os custos do Estado pelos impostos.

Alertar as pessoas de que estão, por exemplo, desperdiçando água ou despreocupadas com os destinos do lixo, é exercer a cidadania. É conviver em sociedade, uma sociedade que tem rumo. Esse papel é de cada um de nós, dentro do todo da sociedade caxiense e regional.

Fica aqui na Hora do Planeta o convite a proteger. Proteger a nossa própria sociedade. E uma ótima maneira de começar esse exercício, é dar-se tempo. O tempo que não “corre” mais, mas voa, hoje em dia. O tempo que é precioso e que nos sobra pouco para descansar. Será isso mesmo? Assim como você está aqui agora, num momento diferente, convido a que você olhe a vida num tempo diferente. Dê-se tempo. Olhe para os lados. Olhe para os prédios e para as árvores na rua. Veja os pássaros voando. Note o lixo que não está dentro das lixeiras. Imagine onde ele vai parar. Vislumbre as cores que a cidade proporciona, inclusive o azul, ou branco ou cinza do céu. Sinta a temperatura. Aproveite o vento. Por um instante, imagine-se em outro lugar e retorne. Brinque consigo mesmo. Afinal, a vida é para ser aproveitada.

Amplie a sua percepção das coisas. Procure novos pontos de vista. Faça disso um exercício corriqueiro. Entenda o quotidiano e a própria vida de outra maneira. Toque nas pessoas. Permita-se. Não seja o seu próprio carrasco. Dê-se tempo para aprender a viver e sentir o que a vida nos proporciona.

Quando caminhar na rua, deseje coisas boas para aqueles em situação notadamente precária. Sinta a energia de vida que passa dentro de si mesmo nesses momentos.

Tudo o que está acontecendo está noite, é a proposta para um novo mundo. Não exclusivo, mas inclusivo. Não individualista, mas comunitário e social, dentro de um conjunto de pessoas, fatores e intenções. Para o ser humano almejar um mundo mais justo ambientalmente, nós teremos que ser um pouquinho diferentes do que somos hoje. A inclusão é a palavra. Inclua alegria, inclua bons pensamentos, inclua atitude positiva, inclua as boas intenções, aja de acordo com elas, emane todos esses sentimentos. Já disseram tantas vezes que a vida é muito boa para passar em branco.

Com tudo isso, com esse novo olhar, essa nova atitude, aproveite a alegria de viver e fique feliz ao poder ajudar na troca de maus hábitos que prejudicam a vida de todos. Mantenha a torneira bem fechada, apague a luz ao sair, converse mais ao vivo e a cores e toque nas pessoas. Proteja o lixo que você produz; ele pode ser muito maléfico se mal tratado, ou muito benéfico se separado, cuidado e entregue para a reciclagem. Lembre-se de sempre dar um passo para o lado, para a frente ou para trás para entender as coisas de um novo ponto de vista. Na Natureza, nada é estagnado. Tudo é movimento, acontecimentos e consequências. Procuremos preservar as boas consequências dos nossos atos.

Hoje, cada vela aqui presente, pouco ilumina quando acesa de forma solitária, não ilumina muito. O que estamos apresentando agora, na Hora do Planeta, é que muitas velas juntas, inclusivas, que incluem o vizinho, aquela pessoa que está ao seu lado, a luz será bem maior, inclusive a luz da vela.

Essa é a Hora do Planeta. Um hora totalmente diferente do costumeiro, uma hora para começar a mudar. Caxias do Sul é parte da Hora do Planeta com o mundo todo.
O Instituto Orbis quer agradecer a presença de todos que estão aqui, fazendo para dessa hora junto com o mundo inteiro e agradecer a sua participação. Novamente, a fixação de um novo marco histórico para Caxias do Sul em relação ao seu próprio meio ambiente.

O Instituto Orbis agradece, ainda, ao Coro da UCS que fez belíssima e envolvente apresentação nesta noite, em especial a cada uma dos integrantes do Coro, individualmente, pela disposição, pela doação em prol do movimento.

Agradecemos ao Padre Nivaldo daqui da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes por ter oportunizado gentilmente o templo para este acontecimento.

Por fim, agradecemos a todos que de uma forma ou de outra possibilitaram essa noite do jeito em que está sendo, emprestando lampiões e oferecendo seus trabalhos. Fica neste momento, a gratidão aos integrantes do próprio Instituto Orbis de Proteção e Conservação da Natureza, que voluntariamente, todos os que participaram desta empreitada, trabalharam para a Hora do Planeta e acreditam no “movimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário